segunda-feira, 25 de junho de 2012

Relato Alexsandro Tariga

Abaixo esta o email que enviei a GM para relatar o absurdo que ocorreu comigo ao comprar essa "joia rara" que é o Agile.

"Segue um breve histórico do caso.

Ocorrências na Concessionária Simpala:

01- Defeitos de fabrica.
Ao comprar o carro em outubro de 2010, A VISTA, mesmo sendo 0KM, já notei ao ser entregue que o parachoque traseiro e a borracha da calha do teto lado esq. estavam soltos e além disso a suspensão dianteira parecia completamente frouxa.
O caso do parachoque fez com que eu levasse o carro mais de 5 vezes a concessionária para recolocação! Isso é normal com os carros e os serviços da GM?
A borracha da calha do teto, teria que ser trocada. O fato é que a concessionária Simpala não tinha a tal borracha em estoque e solicitou à fabrica. Essa solicitação foi feita em dezembro de 2010, em março de 2011 eu cansei de procurar a concessionária para ver se já havia chego a borracha. Ainda estou esperando um chamado da concessionária Simpala para a troca... Acho que esqueceram... É esse o tratamento pós venda da GM?
Sobre a suspensão, informaram que o barulho e trepidação eram normais, todos Agiles tinham essas características. A GM tem essa característica? Fabrica carros com suspensão barulhenta e frouxa?

02-Vazamento de Óleo.
Na primeira vez em que abri o capô do motor do carro, observei que havia um grande vazamento de óleo na tampa do cabeçote. Isso com um motor com 700KM rodados!!! Tentei agendar o serviço para o reparo, mas foi em vão. Apenas na 1ª troca de óleo com 5000 KM é que efetuaram a troca da tampa.
Após a troca, fiquei muito contente em saber que a tampa substituída durou menos de 1000KM para vazar óleo novamente.

03- Freios.
Desde o primeiro dia que dirigi o carro achei os freios muito ruins e pouco eficientes, além de sempre trepidarem ao frear.
Mais uma novidade, mesmo solicitando, não foi feito nada e ainda informaram que isso é normal no Agile. Possuo um Fusca 1971 com freios à tambor! Incrivelmente ele freia bem melhor que o Agile.
Mais uma vez, eu pergunto, isso é normal com carros da GM?

04- Desempenho.
Outra reclamação, novamente não atendida e nem resolvida, foi do fraco desempenho em retomada e falhas constantes do motor.
Justificativa da concessionária... Está tudo certo, é assim mesmo. E é assim mesmo? Se for, meus parabéns à competência do Fabricante.
Isto tudo ocorreu num período de até 8 ou 10 meses após a compra do carro.

Diante disto e de vários outros fatores, resolvi mudar para a concessionária Brozauto (Av. Getúlio Vargas, 4119 – Canoas/RS), o que foi muito melhor.
A mudança para Brozauto não resolveu os problemas do carro, mas o excelente atendimento e capacitação pessoal das pessoas envolvidas, mecânicos, atendente, etc, foram esclarecedoras sobre o que estava acontecendo.
Mesmo sem o apoio e cobertura da fábrica para fornecer qualidade aos seus concessionários, a Brozauto não mediu esforços para resolver algo sem solução.

Ocorrências na Concessionária Brozauto.

Ao agendar a revisão de 10.000 KM na Brozauto, relatei o histórico do carro no agendamento.

01- Defeitos de fábrica.
Lembram da borracha do teto, lá da Simpala que estou esperando ainda.... Pois é... A Brozauto recolocou com facilidade em poucos minutos na revisão.
A Suspensão com barulho, vejam só... foi constatado que veio frouxo de fábrica e devido a esse INACEITÁVEL erro, tiveram que trocar os coxins que ficaram completamente destruídos!
Como um carro com essas condições passa pelo controle de qualidade? Existe um controle de qualidade na GM?

02-Vazamento de Óleo.
Novamente constatado vazamento na tampa do cabeçote e novamente trocada. Mas ainda está vazando!

03- Freios.
Foi constatado que os discos de freios estavam tortos e mesmo sendo uma reclamação constante, a GM não autorizou a troca com extensão de garantia. Vale lembrar que este é um problema que venho reclamado desde quando comprei o carro.

04- Desempenho.
Lembram do problema de desempenho, que a Simpala informou ser normal... Pois é, na Brozauto eu fui esclarecido.
Reclamei ao técnico que o motor tinha um desempenho fraco, falha ao retomar e estava “batendo”.
A solução, algo muito simples, é só abastecer com álcool.
Sempre usei gasolina e não gosto de usar álcool.
Foi uma excelente dica, o motor parou de bater, não falhou e o desempenho ficou muito bom.
Mas tenho uma dúvida. O motor é flex, certo? Posso abastecer com álcool ou gasolina, certo? Então, porque ele não funciona com gasolina?
Vale lembrar que nunca coloquei uma gota de gasolina comum, uso apenas gasolina aditivada.
O motor Flex da GM funciona apenas com álcool?

A situação atual é a seguinte:

Voltei a usar gasolina aditivada, parei de usar álcool.
Felizmente o motor não bate mais, porém continua falhando, engasgando e com um péssimo desempenho.

A suspensão do carro parece de uma carroça, bate muito. Vale lembrar que trabalho à 15 km da minha casa e só ando em asfalto.

Os freios, continuam com a péssima atuação, desde quando retirei o carro 0KM, porém cada vez trepidando mais.

Já ia esquecendo, o carro ficou bem bonito com os “quilos” de enxertos de espumas e fitas dupla face aparecendo, colocadas em todo o painel (excelente serviço oferecido pela Simpala já na primeira visita à oficina quando reclamei do painel vibrando).

Espero ter sido claro ao reportar a situação e aguardo uma solução.

Atenciosamente,

Alexsandro Tariga"


Bom esse foi o email exato que enviei à GM.
Depois disso foi agendado uma avaliação na Concessionária Brozauto, surpresa.... Nada foi resilvido e ainda querem que eu pague para trocar os discos de freios empenados!

Acho que ja paguei muito ao comprar um Agile.


Quero usar do seu blog para convocar todos proprietários de Agile e outros carros da GM para fazermos manifestos nos feiros de vendas da GM.
Vamos todos com nossos carros devidamente identificados com textos contatos seus respectivos problemas tratamento dado pela GM, estacionamos ao redor da feira para que possíveis compradores possam ver antes de comprar.

Acho que agindo dessa maneira, quem sabe um dia resgataremos o respeito ao consumidor.

Vamos espalhar essa idéia.

Um abraço,

Alexsandro Tariga

Um comentário:

  1. Passo por vários problemas após a compra de um Agile 0km...Decepção total, vaza água do reservatório, o carro falha, não evolui nas trocas de marchas, barulho de painel como de carro velho...Um horror...Agile não mais!!!

    ResponderExcluir