domingo, 8 de abril de 2012

Relato André Gustavo Azevedo Faia

Em novembro de 2010 comprei um AGILE LTZ, na Concessionária Super GM, Ilha do Governador/RJ, e após os 1500 km percebi que o carro não vinha desenvolvendo, ficava sem força, embolava. Achei que era problema de combustível, troquei de posto, coloquei somente álcool, fiz diversos testes de combustíveis e o carro não apresentou melhora nenhuma. Foi quando eu levei o carro para a Concessionária Mavesa em Nova Iguaçu, onde foi detectado problema no sensor de velocidade. Para minha surpresa, o mecânico não sabia o que tinha que fazer, alegando que não tinha feito o curso do AGILE. Retirei o carro e agendei um novo serviço com a Super GM da Ilha do Governador, concessionária onde havia comprado o veículo. Lá chegando, foram feitos vários testes, troca de vela, reprogramação e nada. Levei o carro duas vezes e o carro não ficou bom. O consultor técnico me deu um aditivo para ser misturado a gasolina e falou que o carro iria melhorar. Fiz o que foi pedido, mas o veículo não apresentou melhora.

Com o carro ainda apresentando problemas, agendei mais uma vez para o dia 24 de fevereiro, através do SAC, sendo atendido pela LUCI que marcou ainda um acompanhamento técnico junto a concessionária, conforme protocolo 469957708. No dia marcado, levei o veículo mas não fui atendido. Alegaram que a concessionária estava sem mecânico naquele dia. No dia seguinte retornei, conforme combinado, e informei que a caminho de lá, o carro acendeu a luz da injeção eletrônica (conforme manual do veículo, significa uma anomalia no sistema) três vezes e continuava apresentando os mesmos problemas. O mecânico passou um aparelho (computador portátil) e falou que o carro não tinha defeito, calibrou as velas e me liberou. No caminho de volta, o carro continuou apresentando o mesmo defeito, sem força, não desenvolve, embola e a luz de injeção eletrônica piscando, além de um barulho que não condiz com a marcha engatada.

Fui informado pelo consultor técnico da Super GM, Ilha do Governador, Sr. Luciano, de que se o carro continuasse com o problema ele não poderia fazer mais nada e que eu mesmo teria que ligar para o SAC da GM e solicitar um técnico para dar um laudo. Foi o que fiz. Retornei para o SAC, às 08h55 do dia 28 de fevereiro de 2011, e fui informado pela atendente Cátia que um técnico iria entrar em contato comigo. Nenhum contato foi feito. No dia 01 de março, às 19h20, liguei novamente e atendente Daniela informou que o técnico Creisson iria ligar no dia seguinte, pois o expediente já havia encerrado. No dia seguinte, mais uma vez, ninguém retornou. No dia 04 de março, às 8h20, liguei novamente e a atendente Raquel constatou que realmente o técnico Creisson não havia feito contato e passou o problema para a supervisão, me informando que iriam resolver o problema. Vários dias se passaram e nenhuma resposta.

No dia 10 de março, às 09h54, liguei novamente para o SAC, a atendente Francieli me informou que neste dia, sem falta, a supervisão iria entrar em contato comigo. Continuo aguardando até hoje.
Novamente agendei um serviço na concessionária Mavesa em Nova Iguaçu para o dia 28/03/2010 tentando buscar o conserto de meu carro. Meu carro foi deixado no dia 28/04 (segunda feira) para efetuar vários testes, no dia 30/03 o piloto de teste da Mavesa constatou que realmente o carro estava com problemas e trocaram o corpo de aceleração do veículo, retirei o carro no dia 31/03 (o carro ficou 4 dias na concessionária). No mesmo dia liguei para a concessionária e informei que o carro ainda estava com o problema, e que a luz de anomalia da injeção eletrônica ainda estava acendendo e que inclusive eu havia filmado o devido problema. Informei que levaria o carro novamente para o conserto. No dia 04/042011 levei o carro a concessionária e mostrei a filmagem do defeito do veículo, o consultor técnico pediu para eu deixar o veículo para ser trocado algumas peças e efetuar testes. Retirei o carro no dia 06/04/2011 e o carro ainda está com o mesmo problema.

No dia 24/4/2011 retornei a concessionária Mavesa para fazer teste com o gerente de oficina Hélio que levou também o piloto de teste, foi constatado o problema e o carro ficou para reparo. No dia 26/04/2011 fui chamado para testar o carro, fui acompanhado por um mecânico, pegamos a Rodovia Presidente Dutra e subimos a Serra das Araras. O carro não apresentou nenhuma melhora e a luz da injeção eletrônica acendeu por 4 vezes e foi testemunhado pelo mecânico. O meu carro voltou para a concessionária e está até hoje (01/05/2011).

Já está chegando na metade da garantia (1 ano) e o meu problema com o carro ainda não foi solucionado, não tenho mais confianças no carro e muito menos na marca.

Estou tentando buscar uma solução para que meu carro funcione normalmente como era de se esperar. Como consumidor, me sinto lesado não porque o carro apresentou defeito, mas sim pelo descaso para solucionar o problema e nas frustradas tentativas de contato com a montadora. Continuo aguardando um retorno e espero ser atendido.

21 comentários:

  1. Boa noite. Passei por estes mesmos problemas. A luz da injeção piscava e o carro perdia potência... até o dia em que a luz da injeção acendeu e não mais apagou...o carro não tinha potência nenhuma, falhava muito, e penava para ultrapassar a barreira de absurdos 30km/h!!
    Levei ao meu mecânico de confiança, então ele reprogramou a injeção eletrônica, trocou as velas e seus cabos. Problema aparentemente resolvido... todavia, depois de 15 dias a luz da injeção eletrônica voltou a acender esporadicamente, causando falhas na aceleração e perda de potência (mas não estava tão ruim quanto da primeira vez). O carro foi novamente para a oficina e desta vez a bobina foi trocada.
    Após 3 meses desta última visita à oficina o carro não apresentou problemas novamente. Esta é minha dica... peçam para verificarem as velas, cabos (fuga de corrente) e a bobina (ignição). Boa sorte a todos... Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, tudo bem? Então, eu fiz a reprogramação da injeção eletrônica (mais de uma vez), troquei bicos injetores, bobina, mangueiras, cabos, velas, pedal do acelerador, reprogramação da marcha lenta... Só falta trocar os bancos e as maçanetas do carro e ele continua com essa mesma falha que você descreveu. Essa semana, para piorar, o carro simplesmente não queria ligar. Eu virava a chave, ele acendia as luzes, mas nem barulho ele fez. Depois de algumas tentativas ligou, mas falhou bastante durante o caminho. O que eu quero dizer é que você teve sorte. Tomara que tenha resolvido de vez mesmo o seu problema.

      Excluir
  2. oi Mariana, tudo bom sim..e aí? Concordo que no final eu tive sorte..mas o Agile me deu mta dor de cabeça...fora o péssimo atendimento...Na segunda vez em que eu levei o carro na concessionária o vendedor teve a coragem de soltar a seguinte pérola: "Carro é igual bebê...nunca viu ninguém nascer com problema? Então..carro nasce com problema tb.."..Penso em nunca mais comprar um carro da GM novamente...desejo boa sorte a todos que passam por este problema...Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas todo tempo perdido e as dores de cabeça causadas pelo péssimo atendimento da GM, são coisas que não temos como corrigir. Inclusive ontem, fui olhar outro carro pra mim (não na GM! nunca mais compro carro de lá!) e a vendedora falou que estavam avaliando o Agile super mal para troca porque os próprios vendedores da GM estavam o chamando de "Fragile"! Quando disse que você teve sorte, quis dizer em relação ao seu mecânico ter conseguido parar com as falhas. Pelo menos você não está mais correndo risco de vida ao usar seu carro. Eu sou obrigada a andar com essa bomba até ter condições de comprar outro automóvel. Para viajar é um transtorno. Tenho que pegar carros emprestados, pois não tenho mais coragem de sair da cidade com o Agile. Bom, no final estamos todos no mesmo barco. Infelizmente, ainda não temos uma defesa de direitos do consumidor forte no Brasil.

      Excluir
    2. Vamos entrar com uma ação coletiva contra a GM.. quem sabe muda...

      Excluir
  3. Olha o meu tbm estava com o mesmo problema...trocaram o catalisador e a bombina, depois disso nao acendeu mais a luz de anomalia

    ResponderExcluir
  4. O meu agile estava com o mesmo problema, depois que trocaram o catalisador e a bombina a luz de anomalia nao acendeu e o carro ficou otimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi resolvido. No meu carro nada disso adiantou. Continuei com a luz acesa após trocar tudo que era possível. Um belo dia ela apagou sem explicação. Mas o carro continuou falhando.

      Excluir
  5. Angelo / Rita
    Minha mulher teve um caso parecido no sentido de dor de cabeça, minha mulher comprou um Agile LT 0-km! Saiu da concessionaria, rodou com o carro mais ou menos dezessete quilometros, o carro parou de funcionar, o guincho veio levou o carro para revisão, constatou - se que tinha parado de jogar oleo no motor! Resumindo, a bomba de oleo parou de funcionar, minha mulher não satisfeita, ja queria que fosse feita a troca de carro, + eles disseram que éra só trocar a bomba que tudo voltaria ao normal, detalhe, foi sem protetor de carter tambem!
    Ficamos desconfiados, pois se para de jogar oleo para o motor, altomaticamente começa a arranhar as camisas do bloco do motor, mais erles disseram que não teria esse problema, sorte a nossa, ter conseguido passar esse carro pra frente, melhor dizendo éssa zica! Antes de comprar, consulte, pesquize, não compre gato por lebre, ainda + com esse atendimento ao cliente que é nota 0.
    Obrigado pela atenção!
    Angelo e Rita.

    ResponderExcluir
  6. amigo .o carro da minha namorada acendeu esta luz com 12mil kms .levei na autorizada GM em bhte e pasmem ,disseram que o problema é na embreagem .(o carro está andando normalmente sem trepidar nem falhar nas trocas de marchas)12 mil kms e a embreagem pifa?a luz detecta varias anomalias e é feito o rastreamento no computador mas !!!!!!!!!!!!


    bhte mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPREI UM AGILE 10/11 LT, E TEM 02 ANOS DE USO, A LUZ DE INJEÇÃO ACENDEU E NÃO SAI MAIS, PASSOU RASTREADOR SCANNER E APONTOU FALHA NO BICO 1, DISSERM QUE TINHA QUE FAZER LIMPEZA DE BICO, POIS BEM FIZ E CONTINUA ACENDENDO A MESMA COISA, PASSA NO SCANNER DE NOVO E SEMPRE O MESMO PROBLEMA APONTANDO FALHA NO BICO 1, MAS TROCANDO E LIMPANDO O BICO A LUZ NÃO APAGA.
      FICA AÍ MAIS UMA RECLAMAÇÃO DESSE CARRO E PELO QUE ME PARECE PELO QUE LEIO DESSE CARRO UM DEFEITO QUE NUNCA DESCOBREM.
      DETALHE MEU CARRO NÃO PERDE FORÇA, SÓ ACENDE ALUZ ACUSANDO BICO.
      ATT. ALEXANDRE sleeptool@hotmail.com

      Excluir
  7. Já tive esse mesmo problema levei na concessionária e eles disseram que não tinha nenhum problema registrado na central de ignição(quando passaram o computador), não trocaram nada. NO mesmo dia apresentou as mesmas falhas, voltei na concessionária convidei o mecânico para dar uma volta, e verificado o problema ele disse que iria fazer outros testes, como tenho um pouco de noção de funcionamento de carros pedi que ele verificasse as bobinas e testasse com outras. O problema eram as bobinas. Agora nos últimos 6 meses ele pisca a luz do abs e o freio falha esporadicamente, esse problema sem solução ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPREI UM AGILE 10/11 LT, E TEM 02 ANOS DE USO, A LUZ DE INJEÇÃO ACENDEU E NÃO SAI MAIS, PASSOU RASTREADOR SCANNER E APONTOU FALHA NO BICO 1, DISSERM QUE TINHA QUE FAZER LIMPEZA DE BICO, POIS BEM FIZ E CONTINUA ACENDENDO A MESMA COISA, PASSA NO SCANNER DE NOVO E SEMPRE O MESMO PROBLEMA APONTANDO FALHA NO BICO 1, MAS TROCANDO E LIMPANDO O BICO A LUZ NÃO APAGA.
      FICA AÍ MAIS UMA RECLAMAÇÃO DESSE CARRO E PELO QUE ME PARECE PELO QUE LEIO DESSE CARRO UM DEFEITO QUE NUNCA DESCOBREM.
      DETALHE MEU CARRO NÃO PERDE FORÇA, SÓ ACENDE ALUZ ACUSANDO BICO.
      ATT. ALEXANDRE sleeptool@hotmail.com

      Excluir
  8. Quando falar de carro tire essa "zica" da lista, estou usando o termo do comentário anterior pq não tenho adjetivo para classificar esse bagulho q colocaram no mercado, infelizmente tenho um problema desses em mãos que apresenta todos esses defeitos já citados.

    ResponderExcluir
  9. tenho um agile e a luz da injeçao começou a acender , ela fica acesa e depois de alguns dias ela apaga e depois volta a acender , continua fazendo isso , fui onde comprei o carro e colocaram o computador e acusou o catalizador + o carro nao esta falhando e fuciona perfeitamente a nao ser a luz da injaçao que continua nessa de acender e depois apaga... a carro é 2010/2011 e esta com 51000.00 km... alguem pode me ajudar? meu email taylor_cardona@hotmail.com agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPREI UM AGILE 10/11 LT, E TEM 02 ANOS DE USO, A LUZ DE INJEÇÃO ACENDEU E NÃO SAI MAIS, PASSOU RASTREADOR SCANNER E APONTOU FALHA NO BICO 1, DISSERM QUE TINHA QUE FAZER LIMPEZA DE BICO, POIS BEM FIZ E CONTINUA ACENDENDO A MESMA COISA, PASSA NO SCANNER DE NOVO E SEMPRE O MESMO PROBLEMA APONTANDO FALHA NO BICO 1, MAS TROCANDO E LIMPANDO O BICO A LUZ NÃO APAGA.
      FICA AÍ MAIS UMA RECLAMAÇÃO DESSE CARRO E PELO QUE ME PARECE PELO QUE LEIO DESSE CARRO UM DEFEITO QUE NUNCA DESCOBREM.
      DETALHE MEU CARRO NÃO PERDE FORÇA, SÓ ACENDE ALUZ ACUSANDO BICO.
      ATT. ALEXANDRE sleeptool@hotmail.com

      Excluir
  10. Ricardo Miron: Tenho um agile 2011/2011 comprei 0/km e sempre deu problema quando pego estrada, na aceleração acende esta luz da injeção eletrônica
    e o carro perde a força, já levei diversas vezes na concessionaria e só enrolação: combustível adulterado, embreagem desregulada, velas e cabos de velas foram trocados filtro de gasolina e o escambau. Ontem subindo a serra Mogi-Bertioga a luz ficou o tempo todo acesa e sem força sendo obrigado a andar só pela direita, fui passado por todos. Pelo que pesquisei muitos resolveram o problema trocando a bobina por uma original GM, vou comprar e trocar pessoalmente (r$230,00), fica mais barato que levar em mecânicos que não resolveram nada até agora!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Tive um Agile LT 09/10 andei uns 62000 Km e nunca apresentou problemas. Troquei-o num Prisma LTZ há um mês. No entanto, tenho também um Agile LTZ 12/13 que de repente começou a embolar (engasgar), achei que era qualidade do combustível e então pedi para minha esposa rodar e queimar todo aquele que estava dando problema e depois abastecer num posto de confiança. Durante a queima do tal combustível, acendeu a luz da injeção e depois se apagava. Ao ligar, quando acende todas as luzes e depois se apagam, a luz do ABS permanecia acesa, mas depois se apagava. Após abastecido com um combustível de qualidade, o problema continuou e então cheguei a conclusão de que em nenhum momento usei combustível adulterado. Sábado (05/10/13) levei-o a autorizada Mavesa, onde fui muito bem atendido e informei o problema ao mecânico. Ele conectou o computador ao carro para verificar os registros de falha, e não encontrou nenhum. Verificou os cabos de vela que estavam perfeitos. Depois partiu para o teste de aceleração, ao aumentar a aceleração de maneira gradativa o motor funcionava normal, porém quando acelerava forte e rápido, ou seja, dava uma pisada de uma vez no acelerador, ele embolava. Então o mecânico solicitou uma bobina no setor de peças, fez o teste com a nova conectada e o problema acabou. E espero que tenha acabado em definitivo, pois a garantia termina este mês. O mais interessante nisso tudo é que com o avanço contínuo da tecnologia, se conecta um computador ao carro e ele não consegue detectar que o problema é na bobina. Que tecnologia é essa???

    ResponderExcluir
  12. Passando por tudo isso novamente, aquisição em novembro de 2011. Exatamente um ano de uso o carro perdeu a aceleração, várias idas e vindas na concessionaria, resolveram trocar a bobina pois ainda estava na garantia da GM. Problema resolvido... Dezembro de 2013, o bendito problema voltou, revisão completa com troca de velas e cabos.... E nada resolvido, até a que concessionária novamente optou por trocar a bobina por uma bargatela de R$ 430... Resolvi eu mesmo trocar, comprei a Bobina no Mercadocar por R$ 279.00. Enfim troquei a Bobina, não andei 20km e o carro perdeu a aceleração novamente... ... Só me resta vender esta porcaria de carro....

    ResponderExcluir
  13. Tenho um Agile 2010/11 ltz 1.4 , luz de injeção pisca e o carro perde força, e por duas vezes ao desligar quando dou partida novamente não pega...esse carro e bem zicadinho!

    ResponderExcluir
  14. O meu falhou troquei a bobina e pronto, estou sossegado. Boa sorte pra todos.

    ResponderExcluir